Palestrantes

Afonso Fonseca

Afonso Henrique Lisboa da Fonseca é psicólogo, psicoterapeuta e facilitador de grupos. Foi aluno de Carl Rogers no Center of Studies of the Person, de La Jolla, Califórnia, em 1979. Atualmente, é professor em Programas de Formação em Psicologia e Psicoterapia Fenomenológico-Existencial, em especial Abordagem Centrada na Pessoa e Gestalt-terapia, no Brasil. É autor de inúmeros artigos e livros de Psicologia e Psicoterapia Fenomenológico-Existencial, publicados em revistas brasileiras e de outros países, entre os quais se destaca a sua participação, juntamente com Carl R. Rogers, John K. Wood e Maureen M. O’Hara, na obra: Em Busca de Vida. Da Terapia Centrada no Cliente à Abordagem Centrada na Pessoa, de 1983".

André Feitosa

André Feitosa de Sousa é Psicólogo (CRP-11/05064) com formação na Abordagem Centrada na Pessoa e no Método (Con) texto de Letramentos Múltiplos, desenvolve trabalhos nas áreas da Psicoterapia e da Consultoria em Psicologia do Trabalho. Professor no curso de Engenharia de Produção nas Faculdades Nordeste (FANOR), Mestre em "Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica" (Univ. Aut. de Lisboa Luís Camões, Portugal), Doutorando em Psicologia (UAL, Portugal) e candidato aceito ao Doutorado na Universidade de Viena (Áustria). Pesquisador associado à Rede Lusófona de Estudos da Felicidade (RELUS) e à Confraria de Estudos Avançados de Rogers e da Abordagem Centrada na Pessoa (CearACP), colaborador na Liga Maria Villas-Bôas de Estudos em Abordagem Centrada na Pessoa, sócio efetivo da World Association for Person-Centered Approach and Experiential Psychotherapy e da Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa; membro da Nordic Pragmatism Network e da Red Iberoamericana de Centrada em las Personas. Integrante da equipe gestora do Projeto Social O Outro Brasil que Vêm Aí: Comunidades em Transição para uma Sociedade Pós-Carbono . Co-organizador do livro "Humanismo de Funcionamento Pleno" (2008, Editora Alinea), dentre outras publicações científicas.

Carlos Aragão
Carlos Henrique de Aragão Neto, psicólogo com formação e especialização em Tanatologia e curso de estudo do luto. Capacitação em Psiconcologia. Formação em Abordagem Centrada na Pessoa. Mestrando em Antropologia.

Carlos Roger
Carlos Roger Sales da Ponte possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/1999); Mestre em Filosofia (UFC/2005) e Mestre em Psicologia (UFC/2010). Atualmente é Professor Assistente do Curso de Psicologia da UFC (Campus Sobral), responsável pelo Setor de Fundamentos Epistemológicos e Históricos: Fenomenologia-Existencialismo e Humanismo. É coordenador do VEREDAS (Círculo de Estudos em Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia Humanista). Tem experiência na área de Psicologia com ênfase nas Psicologias Existenciais-Humanistas. No campo da Psicologia interessa-se por História e Epistemologia da Psicologia, Epistemologia da Psicologia Humanista e Psicologia Fenomenológica. Dentro do campo da Filosofia, estuda as seguintes áreas: Introdução à Filosofia, História da Filosofia, Filosofias da Existência e Fenomenologia. Atualmente vem se dedicando ao estudo da arte e poesia no período intermediário da filosofia de Nietzsche e a uma reformulação do conceito de homem sustentado pela Psicologia Humanista e de outros significados do humanismo em Psicologia mais condizentes com a contemporaneidade.

Dimitri Carlo
Dimitri Carlo Gabriel da Silva possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2003). Atualmente é professor do curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Parnaíba. Também é o coordenador do Laboratório Interdisciplinar da Clínica Fenomenológica Existencial (LICLIFE).

Gustavo Freitas Pereira:

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e mestrado em Filosofia (Epistemologia e História da Ciência) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). É Doutor em Historia Social pela USP (2011). Possui experiência em Filosofia, Filosofia da Ciência e Filosofia das Ciências Humanas. Professor adjunto da Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Henriette Morato
Henriette Tognetti Penha Morato concluiu o doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo em 1989. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris 7 entre 2005 e 2006, com pesquisa realizada na Universidade de Firenze. Atua na área de psicologia, com ênfase em psicologia do desenvolvimento humano. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: psicologia clínica, atenção psicológica, plantão psicológico, aprendizagem significativa, aconselhamento psicológico, fenomenologia existencial, experiência, desenvolvimento humano, formação do psicólogo e prática psicológica em instituições. Coordena o Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. É membro do GT ANPEPP "Práticas psicológicas em Instituições" e líder do Grupo de Pesquisa no Diretório CNPq "Aprendizagem Significativa na formação de profissionais de saúde e educação".


Jean Marlos

Jean Marlos Pinheiro Borba é doutor em Psicologia Social. Mestre em Administração (Finanças das Empresas). Especialista em formação Profissional e Novas Tecnologias em Educação DFE-UFPB/SENAC-PB); Possui graduação em Psicologia (2008) e em Ciências Contábeis (1997) ambos pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Professor do Departamento de Psicologia da UFMA. Tem sua base epistemológica e metodológica nos fundamentos da Psicologia Fenomenológica de Edmund Husserl e ralações com outras fenomenologias, filosofias da existência e Teoria Crítica. Estuda atualmente o Consumo, a relação do homem com o dinheiro e o crédito, Psicologia e Finanças Pessoais e Literatura Financeira de Auto-ajuda, tendo como referencial teórico-metodológico o olhar crítico-fenomenológico. Tem interesse nos estudos que envolvem fenômenos contemporâneos, tais como: relação homem-dinheiro-crédito-estratégias capitalistas de captura da subjetividade (por exemplo: tecnologias, autoajuda e moda); inseparabilidade entre homem-mundo-consciência-corpo e clinica-sociedade; adoecimento e saúde existencial; alteridade, tecnologias e técnicas; terapia/atividades e educação aissistida por animais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia e Psicologia Fenomenológica CNPq.DEPSI-UFMA É Psicólogo voluntário do COSFAB. É revisor do periódico Revista de Estudos e Pesquisas em Psicologia (UERJ) e da Revista Phainomena (UFTM). Tem atuado como revisor da Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informática y Cibernética do International Institute of Informatics and Systemics (IIIS- EUA).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7621368093794333

Márcia Tassinari

Márcia Alves Tassinari possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é diretora do Centro de Psicologia  da Pessoa, e professora auxiliar II da Universidade Estácio de Sá, Campus Méier, onde também coordena o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e o Serviço de Plantão Psicológico do SPA.

Márcio Arthoni

Marcio Arthoni Souto da Rocha possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1999) e mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2005). Atualmente cursa o doutorado em Psicologia na Universidade de Fortaleza. É professor da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. Atua principalmente nos seguintes temas: Clínica Humanista-Fenomenológica; Abordagem Centrada na Pessoa e Gestalt-terapia; Plantão Psicológico e prevenção do suicídio.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7563469091833585

Mharianni Ciarlini de Sousa Bezerra

Psicóloga formada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, especialista em Neuropsicologia com formação em Abordagem Centrada na Pessoa e Orientação Profissional. Psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf no municipio de Parnaíba-Pi. Atua em Clínica com enfoque Humanista-Fenomenológico. É autora dos capítulos A história de vida de um notável cuidador, no livro Artes do existir:trajetórias de vida e formação (2008); e Sobre perdas, morte e seus sentidos: reflexões inevitáveis acerca da vida, no livro Sobre Perdas (2010). Experiência como professora substituta da Universidade Federal do Piaui - UFPI (2011-2012). Possui experiência em Orientação Profissional em Políticas Públicas voltadas para a juventude e atendimento de urgência psicológica. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9325406001960531

Patrícia Moreira

Patrícia Carvalho Moreira é psicoterapeuta de perdas e luto, musicoterapeuta e tanatologista. Possui graduação, bacharelado, licenciatura e formação clínica em Psicologia pela Faculdade de Ciências Médicas - FACIME/UESPI. Tem experiência na área de Psicologia (com ênfase em Hospitalar, Comunitária, Clínica e Organizacional), em Musicoterapia (Clínica, Organizacional), em Saúde Mental e Tanatologia (morte, luto, perdas, separação, suicídio, cuidados paliativos). Possui especialização, aperfeiçoamento, capacitação, introdução, formação em Tanatologia. Mestra em Antropologia e Arqueologia (UFPI).
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4213874A8

Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista

Paulo Evangelista possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Daseinsanalyse, trabalhando como psicoterapeuta desde 2002 e supervisor clínico desde 2005. Atua principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, daseinsanalyse. Estuda a filosofia de Martin Heidegger e suas repercussões no campo da Psicologia. Leciona Fenomenologia e é supervisor clínico na Universidade Paulista (UNIP), sendo também responsável pela elaboração dos planos de ensino e de apostilas para autoavaliação dos alunos. Atualmente cursa a pós-graduação na USP no departamento de Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano, desenvolvendo tese sobre as possibilidades que a ontologia heideggeriana abre para a psicologia.


Pedro Victor Modesto Batista:

Graduado no Curso de Formação de Psicólogo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), possui capacitação em Psicologia Analítica, cursa a Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pela Universidade Internacional de Curitiba (UNINTER). Psicólogo Clínico na Clínica Harmonize em Parnaíba-PI e Psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social em Viçosa do Ceará-CE.

Suzy Tiberly:

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí, Psicóloga Clínica na Clínica Harmonize, cursando Formação em Gestalt-terapia pela Instituição EXISTENSZ. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário